Falamos muito aqui no blog da importância em manter a indústria nacional sempre conectada com as tendências em tecnologia, e o impacto desta tecnologia tanto na gestão como no faturamento da empresa.
No artigo de hoje, vamos falar de assuntos do ramo da tecnologia que estão ‘em alta’ e que, cada vez mais, devem fazer parte da rotina das empresas que querem crescer e se destacar no mercado. Confira!
Inteligência artificial
Na esteira da quarta revolução industrial, a inteligência artificial vem para revolucionar a indústria em todas as suas áreas, aprimorando a produção em massa e o modo como produzimos. A inteligência artificial promove uma grande conexão entre máquinas e seres humanos, na medida em que emprega máquinas para realizarem atividades humanas de forma autônoma. Ela oferece diversas soluções no contexto da indústria, proporcionando vantagens aos empresários. Conheça algumas características e vantagens da inteligência artificial:
Usuários e máquinas conectados;
Automatização dos processos de produção;
Economia de recursos e matéria-prima;
Robótica eficiente;
Eficiência energética;
Realidade virtual.
Robótica e automação
A robótica avançada consiste na substituição do trabalho humano por equipamentos robóticos e está intimamente ligada às inovações da indústria 4.0, trazendo mecanismos autônomos de desenvolvimento que permitem aprimorar e acelerar os processos de produção, bem como elevar o grau de qualidade dos produtos.
Armazenamento na nuvem
O armazenamento na nuvem consiste no acesso a diversos conteúdos, arquivos, pastas, em bancos de dados acessados através da internet. Atualmente, utilizamos massivamente a computação em nuvem no dia a dia, como para o armazenamento de fotos, por exemplo.
Para a utilização de serviços na nuvem dependemos de um amplo conjunto de elementos, tais como: servidores, banco de dados, softwares, sistemas operacionais, rede de internet, big data, entre outros.
A grande vantagem da “cloud computing” no ambiente empresarial é a possibilidade de acesso aos recursos (arquivos, documentos, programas) de qualquer lugar e a qualquer hora, pois estão armazenados de forma segura em servidores das grandes bigtechs, evitando, portanto, investimentos e esforço em manter uma estrutura com servidores próprios, suporte técnico, e assim por diante.
Big data
Big data é um termo que designa um conjunto de dados variáveis que chega em volume crescente e em alta velocidade. Estes dados são armazenados na nuvem e podem ser acessados a qualquer momento através da rede mundial de computadores. A empresa que sabe organizar e analisar os dados, e usar essas informações para tomar decisões estratégicas, vai sair na frente. Vale lembrar que o volume de dados armazenados é cada vez maior, assim como a sua complexidade, o que demanda uma atualização constante de softwares.
Cibersegurança
A cibersegurança é um conjunto de ferramentas pensadas e voltadas para a proteção de todo o sistema de computadores, máquinas, servidores, hardware, contra todo e qualquer risco às informações armazenadas, com vistas a impedir o vazamento de dados sigilosos, senhas, quedas do sistema, entre outros.
Internet das coisas (IoT)
A internet das coisas - ou internet of things - consiste em conectar objetos do nosso dia a dia à rede mundial de computadores. Ela já é uma realidade em todas as áreas da sociedade, estando presente desde os aparelhos pessoais até os grandes equipamentos da indústria. Podemos observar sua utilidade na conectividade dos aparelhos (por exemplo: conectar nosso carro ao celular para escutar música).
Uma indústria, seja qual for o produto, depende da “IoT” para interligar setores de uma produção de forma cada vez mais veloz e eficiente. São elementos como software, sensores, atuadores e uma interface amigável que entregam uma capacidade superior à linha de produção, permitindo monitoramentos remotos, interação a distância com as máquinas, e uma eficiência inédita.
Manufatura digital
A manufatura digital é a combinação entre as ferramentas digitais, sistemas de simulação em 3D, e os processos de produção da empresa. Ela vem para trazer maior eficiência, conectividade e inteligência artificial para a linha produtiva, bem como para tornar os processos mais seguros.
Integração de sistemas
E para reunir todas as novas tecnologias que o mercado dispõe, a integração dos sistemas mostra-se fundamental nessa tarefa. Em uma indústria cada vez mais automatizada e com um fluxo de informações como jamais foi visto, a integração dos sistemas pode conectar setores da empresa, com vistas a agilizar os processos ao mesmo tempo em que reduz perdas de tempo e recursos, auxiliando também nas tomadas de decisão, por proporcionar uma visão mais abrangente da gestão do negócio, com dados e estratégias sempre a mão.
A Profills do Brasil está sempre se atualizando nas tendências da tecnologia para trazer as melhores soluções em máquinas envasadoras e outros equipamentos para os clientes. Do agronegócio ao cosmético, da linha de produção até a planta de fábricas, utilizamos a tecnologia para valorizar negócios e aumentar os lucros das empresas. Conheça nossas soluções!